Almôndegas Recheadas

E aí que ontem tive que pensar em algo pra fazer com o resto de carne moída que tinha na geladeira… A Grüne Kiste chegou, mas não tinha nada que combinasse muito com carne moída… pensei em fazer um macarrão a bolonhesa, pensei em fazer hambúrgueres.. e acabei decidindo por fazer almôndegas. Eu nunca tinha feito almôndegas mas sabia que não devia ser nenhum bicho de 7 cabeças..

Fiz uma busca no tudogostoso.com.br e achei algumas receitas de almôndegas com ingredientes que eu tinha em casa, com fotos apetitosas e comentários positivos 🙂 Gostei de uma receita específica mas também gostei da ideia de recheá-las com queijo, o que aparecia em um outra receita. Então adaptei a receita ao nosso gosto 🙂IMG_2303

A receita original que usei como base você pode encontrar aqui.

O que eu mais achei legal na minha navegação pelas receitas disponíveis, foi descobrir que dá pra fazer almôndegas com aveia. Como eu tinha farinha de rosca em casa (que eu mesma fiz, pois ainda não descobri como comprar isso aqui na Alemanha) eu usei essa farinha mesmo, mas bom saber que posso usar aveia também… e se dá pra fazer almôndega, também dá pra fazer hambúrguer 🙂

Eu também não tinha 1/2 kilo de carne pra fazer (afinal eu tinha usado metade da carne pro escondidinho) e nem queria, pois aqui em casa somos 2 pessoas e 1/2… e eu odeio sobra de comida 🙂 Eu usei 200g de carne moída e deu pra fazer 10 almôndegas. Pra 2 pessoas e 1/2 foi mais do que suficiente.

IMG_2304Pois então, quando o marido chegou, perguntei se ele preferia as almôndegas com molho de tomate com macarrão ou com molho “tipo madeira” com batatas e ele preferiu a primeira opção. Então o molho “tipo madeira” vai ficar pra uma próxima.

Eu ainda não cheguei no nível master de cozinha a ponto de fazer o meu próprio molho de tomate, ok? eu já poderia ter tentado… mas confesso que tenho um pouco de preguiça… Eu até já dei pin em algumas receitas de molho caseiro no Pinterest.. quem sabe o Blog não me dá uma motivada de tentar em breve? Normalmente eu dou uma incrementada no molho industrializado, acrescento uma cebola picada ou azeitonas, mas ontem ele ficou exatamente do jeito que saiu do vidro.

Você pode até pensar que deve dar o maior trabalhão, ter que enrolar as almôndegas e tal… mas na verdade ficou tudo pronto em 45 minutos. Claro, que se eu tivesse feito o molho caseiro, teria demorado mais.

Depois eu fiquei pensando, que justamente na primeira semana do blog, eu só fiz “comfort food” rs… essa semana o cardápio não foi lá dos mais saudáveis, eu confesso. Vou me esforçar mais no futuro 😛

Então aí vai a minha receita:

Almôndegas Recheadas (para 2 pessoas)

Ingredientes

200g de carne moída (eu encontro no mercado aqui uma opção light, com menos gordura)

1 ovo

3 colheres de farinha de rosca*

1 colher de azeite

2 dentes de alho amassados

3 folhas de manjericão fresco (ou manjericão seco a gosto)

sal a gosto

pimenta vermelha seca a gosto

50g de mussarela ralada

1 vidro do seu molho de tomate pronto preferido

Modo de Preparo

Em uma tigela misture a carne, o ovo,o azeite, o alho e os temperos. Misture tudo muito bem e por último acrescente a farinha de rosca* aos poucos até chegar em uma consistência de massa. Abra, nas mãos, uma quantidade dessa “massa” para formar uma bolinha, coloque um pouco do queijo dentro, e feche em forma de bola. As duas primeiras bolinhas me deram um pouco de trabalho, mas logo peguei o jeito 😉

As almôndegas devem ser levemente fritas antes de serem colocadas no molho. Eu usei a Air Fryer (7 minutos a 200°C), mas você também pode usar uma frigideira com um pouco de óleo ou azeite. Ou, você também pode fazer no forno (o que é mais saudável) você precisará coloca-las em uma assadeira com papel vegetal, no forno a 180°C por uns 30 a 45 minutos (virar na metade do tempo). Como você pode ver pelas fotos, o queijo tentou fugir das almôndegas (risos) mas não o suficiente a ponto de elas não ficarem deliciosamente recheadas 😉

Enquanto frita as almôndegas, aqueça o molho de tomate em uma panela média. Eu, normalmente acrescento um pouco de água (1/2 medida do próprio vidro do molho já basta) e deixo o molho ferver e apurar um pouco. Quando o molho estiver fervendo, abaixe o fogo, acrescente as almôndegas já fritas, deixe cozinhar por alguns minutinhos.

Eu tentei fazer apenas 1/2 vidro de molho, achei que seria suficiente, mas o marido gosta do macarrão mais molhadinho, então acabou esquentando o restante do molho depois. Nada que não se possa adaptar ao longo do caminho 😉

IMG_2306

* se você também não sabe comprar farinha de rosca fora do Brasil, saiba que é muito fácil de fazer! basta torrar qualquer pão branco velho que você tenha em casa, e depois bater no liquidificador ou em um processador até as torradas virarem pó!