Spaguetti Gambi ao molho de Açafrão (ou Cúrcuma)

Na minha busca por uma vida mais saudável e ingredientes com propriedades anti-cancerígenas, depois de muito desviar o olhar, decidi me render aos poderes da Cúrcuma.

Comprei um sacão (de uns 200 gramas) e comecei a colocar na salada e em várias coisas que como sozinha, além de usá-la na higiene dos dentes como sugeriu a Bela Gil.

E então, recentemente, decidi incluir este tempero maravilhoso na alimentação da família. Mas não fazia a menor idéia de como usar a cúrcuma na hora de cozinhar. Decidi que ia fazer um macarrão com camarão, mas queria fazer um molho de açafrão, como já comemos antes em restaurantes. Mas como usar? Este tempero é super forte e tem um sabor super amargo… por isso eu tinha que saber exatamente a quantidade e como usá-lo. Foi então que, pra variar, recorri ao pinterest.

Encontrei uma receita, que na verdade nem vou postar aqui, por que eu só usei a informação da quantidade e combinação de ingredientes mesmo, e descobri que duas pitadas da cúrcuma são suficientes para dar o sabor e a cor necessários ao prato. Mas descobri também, que o Cominho, que também é um tempero forte e super saudável, vai muito bem junto com a Cúrcuma.

Tratei então de colocar todos os ingredientes juntos e o resultado foi muito bom. Por isso decidi postar a receita aqui.

Vamos lá:

Spaguetti Gambi ao molho de Açafrão

Ingredientes

200 Gramas de Camarões com casca (sem cabeça)

1/3 de um pacote de spaguetti

um punhado de aspargos verders (picados)

3 cogumelos Paris grandes (picados ou fatiados)

meio limão

3 dentes de alho

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa de creme de leite

1 colher de chá de amido de milho

sal a gosto

2 pitadas de cúrcuma

1 pitada de cominho

Sal e Pimenta vermelha a gosto

Modo de Preparo

Comece colocando o a água do macarrão para ferver. Não precisa usar óleo na água! Descasque os camarões, e reserve as cascas em uma panela pequena, tempere os camarõoes com sal e o limão. Coloque as cascas para cozinhar com água (o suficiente para cobrir as cascas). Em uma panela grande (de preferencia Wok), frite os camarões na manteiga por 1 minuto de cada lado, retire-os da panela e reserve. Assim que água do macarrão ferver, coloque o spaguetti e acione o timer para 9 minutos. No liquido que restou na panela, frite o alho, acrescente o sal e a pimenta vermelha e em seguida acrescente os aspargos e cogumelos. Deixe-os cozinhar, mexendo sempre,  até que estejam macios. Acrescente então a cúrcuma e o cominho. Neste momento, a água da casca do camarão já deve estar fervendo há algum tempo, e temos aí um caldo de camarão! com uma concha e ajuda de uma peneira, acrescente ao moho que já tem os aspargos e cogumelos, duas conchas deste caldo (A peneira serve para que nenhuma casca seja acrescentada ao molho), adicione também o creme de leite e misture bem.. Enquanto essa mistura cozinha um pouco, misture em uma xícara, o amido de milho a um pouquinho de água fria. Dissolva o amido nesta água e em seguida adicione essa mistura ao molho. Continue mexendo de vez em quando e deixando que o molho depure e engrosse. Quando o tempo de coimento do macarrão terminar, escorra a água e reserve a massa. Quando o molho estiver na consistencia desejada, acresente o macarrão e os camarões. Misture tudo muito bem.

Voi lá 🙂

img_4849

Você também pode colocar outros ingredientes/legumes que te agradem, e o restante do caldo de camarão, você pode congelar e usar em outros pratos como risotos ou sopas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s