Hamburguer de Peru

Há algum tempo comecei a mudar um pouco a alimentação da família, e uma das mudanças que fiz, foi diminuir o consumo de carne vermelha. Quando ainda estávamos no Brasil, comecei a usar PVT (Proteína vegetal texturizada) no lugar da carne moída, mas com a questão dos trangênicos e da quantidade de hormônios encontrada na soja, nunca investi muito tempo em testar receitas com esta carne.

Aqui na Alemanha eu percebi que é muito fácil encontrar carne de peru IMG_3977moída, e então comecei a fazer algumas receitas usando esta carne, como lasagna, escondidinho, almôndegas, etc. A opção foi super aprovada aqui em casa. A carne de perú é super macia, tem um sabor suave, e fica super gostosa se bem temperadinha, além de nem dar pra perceber a diferença.

E então, quando meu pequeno ficou maiorzinho e eu achei que já dava pra apresentar um Junk Food pra ele, decidi tentar fazer hamburgueres com esta mesma carne moída de peru. E o resultado foi: Sucesso!

Eu já fiz esta receita algumas vezes (inclusive vou repeti-la hoje) e garanto IMG_3980que ela fica deliciosa, feita no forno ou na frigideira. Mas, claro, no forno é mais saudável, já que não precisa de mais gordura 😉 A fotos são da minha primeira tentativa, e como não tinha certeza se ia ficar bom no forno, fiz na frigideira (fritei no azeite, mas você também pode usar manteiga ou, se quiser uma opção ainda mais saudável, óleo de côco).

Para acompanhar, eu fiz as batatas doces fritas que postei aqui.

Então aí vai a receita:

Hambúrguer de PeruIMG_3981

Ingredientes

250g de carne de peru moída

1 ovo (crú)

2 colheres de sopa de farinha de rosca (ou o suficiente para dar liga)

1 cogumelo paris picadinho

6 azeitonas pretas picadas

1 alho espremido ou picado.

sal, pimenta, orégano a gosto

azeite para fritar (caso você decida fazer usar a frigideira)

Papel Vegetal

Modo de PreparoIMG_3982

Em uma tigela média misture a carne, o ovo, o cogumelo, as azeitonas, o alho e os temperos. Acrescente a farinha de rosca aos poucos, até que a mistura forme uma massa homogênea e maleável (que você consiga formar bolinhas sem grudar demais nas mãos). Se necessário, use mais farinha do que a receita recomenda.

Com as mãos molhadas, forme bolinhas com a massa e com a ajuda de uma colher (opcional) amasse a bolinha no papel vegetal, chegando à forma circular de um hamburguer. Aqui em casa, essa quantidade de ingredientes rende 4 hamburgueres.

Na frigideira

Aqueça o azeite na frigideira e frite cada hamburguer (retirando do papel IMG_3985vegetal) por cerca de 3 minutos de cada lado. Ao final, acrescente o queijo por cima do hamburguer, desligue o fogo, e tampe a frigideira para abafar o calor e derreter o queijo.

No Forno

Pré-aqueça o forno a 180°C. Ao formar os hamburgueres no papel vegetal, faça isso já em cima da assadeira onde os mesmos serão preparados. Acomode-os lado a lado com cerca de 2 cm de distância entre eles. Asse por cerca de 20 minutos, virando-os na metade do tempo, ou até que estejam dourados. Ao final, acrescente o queijo por cima, desligue o forno, e coloque-os de vola, no forno desligado, para que o quejo derreta com o calor.

Cebola e Cogumelos

Para acompanhar o hamburguer, eu costumo preparar um refogado de Cebola e Cogumelos. Eu faço isso na frigideira mesmo, com a cebola cortada em rodelas e os cogumelos fatiados. Aqueço um pouco o azeite, frito as cebolas e os cogumelos até que estejam macios (em torno de 5 minutos) e finalizo com um pouco de shoyu.

Bom Apetite!

IMG_3986

5 comentários sobre “Hamburguer de Peru

  1. Pingback: Domingão… – Diario de um Paternando Solo

Deixe um comentário