Salmão com Aspargos no papilote

Esta semana ficou rondando a minha timeline do Facebook, uma receita com uma foto que me chamou a atenção… Sabe aquele post que você já viu, mas por alguma razão, ele continua popando na sua tela?

O que mais me chamou a atenção foi a foto daquele filé de Salmão com a rodela de limão siciliano por cima…. e os aspargos por baixo.. hummm…

No final do dia, acabei me redendo à receita e preparando-a para o jantar. Eu tinha uns aspargos na geladeira que precisavam ser consumidos logo… tinha salmão no freezer.. e tinha acabado de comprar uns limões sicilianos, que por aqui são mais fáceis de achar do que os nossos tradicionais limões taití.

Aqui em casa eu sempre procuro preparar algo nutritivo para o jantar. Como todos nós almoçamos separados (marido almIMG_3348oça na rua, filho na escola, e eu sempre acabo comendo o resto do dia anterior ou uma saladinha aqui em casa), é a minha maneira de garantir que, naquele dia, todos se alimentaram bem ao menos em uma das refeições do dia. Outra coisa que é importante pra mim, é variar nas cores do prato. Sempre tento incluir ao menos 3 cores diferentes. Desta forma, sei que estamos recebendo algumas vitaminas importantes ao menos umas vez ao dia.

Aliás, isso me lembra que recentemente, enquanto preparava um escondidinho com a minha cunhada, ela me perguntou se queria colocar legumas na carne de peru moída que estava preparando… e desde então, toda vez que preparo algo com carne moída (escondidinho, lasanha, molho pro macarrão, etc), incluo na mistura alguns legumes picadinhos ou ralados. Da última vez coloquei uma cenoura e uma abobrinha raladas na receita. Elas incrementaram a carne, deixaram a refeição mais nutritiva, e até o marido comeu abobrinha, que ele odeia! quando estes legumes cozinham bem junto com a carne, eles praticamente desaparecem… mas os nutrientes e as fibras ainda estão lá. 🙂

Mas voltando ao salmão! Este prato foi muuuuito fácil de fazer… ficou muito gostoso, e eu preparei um purê de batatas pra acompanhar 😀 três cores: rosa, amarelo e verde 😉

A receita original eIMG_3349stá aqui. E abaixo está a minha versão.

Papilote de Salmão com Aspargos

Ingredientes

2 filés de salmão

18 aspargos verdes frescos

1 limão siciliano (pode ser substituido por limão taití)  – metade do limão em forma de suco / metade cortada em fatias finas

2 colheres de sopa de azeite

2 dentes de alho picados

1 colher de sopa de alcaparras

sal e pimenta a gosto

Dill e Tomilho para temperar

Modo de Preparo

Em uma assadeira grande, abra duas folhas de papel aluminio, lado a lado. Em uma vasilha pequena, misture o azeite e o alho picado (ou espremido). Divida os aspargos, e espalhe-os enfileirados, em cada uma das folhas. Utilize metade da mistura de azeite e alho para temperar os aspargos. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Tempere os filés de salmão com sal e pimenta e o suco do meio limão, dos dois lados. Acomode os filés de salmão por cima da “cama” de aspargos. Espalhe o restante da mistura de azeite e alho e depois as alcaparras por cima do salmão. Acomode as rodelas de limão (sem sementes) por cima dos filés de salmão. Finalize com o dill e o tomilho por cima e tudo. Feche o papel alumínio dos lados e em cima. Asse em forno médio (180° C) por 25 a 30 minutos.

 

IMG_3350

 

Um comentário sobre “Salmão com Aspargos no papilote

  1. Pingback: Batatas-doces fritas | Minha Cozinha na Alemanha

Deixe um comentário

