Pilhas de Batata doce com Alecrim e Camarões à moda Mongol

Mesmo estando há tempos afastada do Blog, ainda tenho tentado coisas novas na cozinha… Estou sempre pelo Pinterest, guardando idéias e receitas que tenho vontade de tentar, mas na maioria das vezes, nos últimos meses, minha cozinha não tem mesmo saído muito do comum.

Ontem, no entanto, domingo, Papai levou o pequeno pra mexer a cadeira na academia, e eu resolvi fazer um almoço mais sofisticado. Duas coisas que sempre tenho em casa: Batata Doce na geladeira (como vocês já devem ter percebido – os meninos adoram) e Camarões no freezer.

Aqui na Alemanha eu compro os camarões sempre congelados. Primeiro porque é difícil encontra-los frescos (ao menos nos mercados onde costumo ir) segundo por que eu nunca sei quando vou preparar… gosto IMG_3211de decidir assim na hora (ou algumas horas antes / a tempo de conseguir descongelar naturalmente) então é muito mais fácil tê-los à disposição no congelador.

Camarões não precisam de muito tempo para descongelar. Basta deixá-los um pouquinho em temperatura ambiente, e passar na água corrente pra tirar o gelo. Na verdade é até mais fácil descascá-los quando ainda estão um pouquinho congelados. Eu sempre compro camarões com casca mas sem cabeça. A casca pode ser utilizada para fazer um caldo de camarão, e eu me sinto mais a vontade em limpá-los eu mesma.

Limpar camarões é bem menos complicado do que parece. Se você comprá-los inteiros, vai dar um pouquinho mais de trabalho, mas também é tranquilo. Primeiro você arranca a cabeça, depois tira a casca do corpo (puxar pelas pernas é mais fácil) e para tirar o rabo, basta dar alguns puxõezinhos delicados nele, que ele sai. Depois você vai precisar usar uma faca afiada, passá-la pelas costas dele, e retirar a “minhoquinha” de sujeira mais escura que fica alí. Pronto.

Outra coisa que acho relevante na hora de comprar camarões, é verificar se ele são pré-cozidos. Isso fará muito diferença na hora de decidir quanto tempo eles poderão ficar no fogo sem correr o risco de ficarem duros. A grande questão na hora de fazer camarão é que ele não pode ficar muito tempo cozinhando ou vai ficar duro. O pré-cozidos costumam ter uma cor já IMG_3213rosada, enquanto que o que está totalmente crú normalmente tem a cor cinza (a não ser que ele seja uma camarão rosa). Se ele for pré-cozido, deve deixar pra colocar por último em qualquer receita, e nunca deixar ultrapassar 2 minutos de cozimento (1 de cada lado se for fritar). Se estiverem crús, dá pra relaxar um pouquinho e passar um pouco dos 5 minutos no total.

Bom, ontem eu fiz uma receita de Camarão à moda Mongol que já tinha encontrado no Pinterest faz tempo e que da última vez que eu tinha feito, caí na besteira de tentar frita-los na Airfryer e me arrependi, Eu comentei sobre este episódio aqui e a receita original está disponível aqui. Desta vez eu fui politicamente incorreta e os fritei em um pouco de óleo mesmo e ficou uma delícia. A minha versão da receita está lá embaixo.

Para acompanhar os camarões, eu fiz uma receita que achei no Pinterest e que já estava namorando há tempos… Até comprei um ralador para fatiar as batatas bem fininhas por causa dela, e também óleo de côco, um ingrediente que eu nunca tinha usado na vida, mas que foi uma grata surpresa.

O segundo acompanhamento que fiz foram uns cogumelos recheados. Que desta vez recheei apenas com um pouquinho de requeijão*, mussarela ralada e parmesão ralado.

Aí vão as receitas!

Camarões à moda Mongol (para 3 pessoas)

Ingredientes:

400g de camarões cinzas grandes (preferencialmente crús, e descascados)

3 colheres de sopa de amido de milho

óleo vegetal (para fritar) eu usei 1 colher de sopa de óleo para cada leva de camarões que cabiam no fundo da Wok (frigideira).

Para o molho:

1/2 xícara de molho de soja (shoyu)

3 colheres de sopa de açucar demerara (se não tiver, pode usar o comum)

1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado

1 colher de sopa de álho triturado ou picado

1/2 colher de sopa de pimenta vermelha seca

1 xícara de água (que vai ser misturada ao amido de milho que sobrará do camarão)

2 colheres de sopa de vinagre de arroz (opcional – ontem eu esqueci e nem fez falta)

1 ramo de cebolinha picada

Modo de Preparo:IMG_3210

Depois de descascar e limpar os camarões, retire bem o excesso de água e utilize papel toalha para secá-los bem. Em uma tigela pequena e seca, acrescente o amido de milho e chacoalhe bem até que todos os camarões estejam cobertos pelo amido.

Em uma panela Wok, ou uma frigideira, aqueça o óleo, e coloque os camarões delicadamente para fritá-los dos dois lados. Vire cada um deles quando o lado de baixo estiver rosado (cerca de 1 minuto) e reserve os camarões já fritos. Não tem problema se eles ainda estiverem um pouco crús, você vai terminar de cozinhá-los no molho.

Na mesma friIMG_3214gideira, abaixe o fogo, deixe-a esfriar um pouco e acrescente um pouco mais de óleo, em seguida, acrescente o álho, o gengibre e a pimenta, frite apenas até o cheiro se soltar (cerca de 15 segundos), coloque a água dentro da tigela que ainda contém amido de milho do camarão, acrescente na Wok o molho de soja, o açúcar, o vinagre de arroz, e em seguida a mistura de água e amido de milho. Deixe a mistura ferver até que o molho tenha engrossado. Coloque de volta os camarões, e a cebolinha picada e retire do fogo.

Pilhas de Batatas doce com Alecrim (para 3 pessoas)IMG_3207

Ingredientes:

2 batatas doces grandes, descascadas e em fatias finas

1 colher de sopa de manteiga derretida

1 colher de sopa de óleo de côco derretido (eu derreti os dois juntos no microondas IMG_3208por 30 segundos)

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (reserve um pouco para finalizar)

1 colher de chá de alecrim (reserve um pouco para finalizar)

Sal e Pimenta a gosto

você vai precisar de uma forma para muffins/cupcakes

Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, misture a manteiga e o óleo de côco já derretidos, IMG_3209acrescente o queijo ralado, os alecrim, o sal e a pimenta. Em seguida, acrescente as batatas, e misture bem. Não deixe que a mistura esfrie muito pois a manteiga e o óleo de côco endurecem novamente muito rápido. Empilhe as fatias das batatas nos copinhos da forma de muffins. Asse em forno pré-aquecido a 200°C por 30 minutos (ou até que as bordas estejam douradas e os meios macios). Finalize polvilhando as pilhas com mais queijo ralado e alecrim.

* Você sabia que aqui na Alemanha também tem requeijão? Descobri faz pouco tempo. Aqui você vê uma foto da embalagem pra procurar por aqui quando quiser comer um requeijãozinho 😉

IMG_3215

Um comentário sobre “Pilhas de Batata doce com Alecrim e Camarões à moda Mongol

Deixe um comentário

