Batatas Gratinadas

Nada como um prato único na hora do jantar… sujar só um pirex, tudo no mesmo recipiente, pá pum! IMG_2928

Eu costumo fazer gratinados com macarrão..mas as vezes uma batatinha faz falta, né?

Essa maneira de fazer as batatas foi uma agradável surpresa em um destes dias que você resolve pedir comida em casa, quer comer algo um pouco mais saudável e acaba pedindo a única opção que tem brócolis rs… Acabei por descobrir que é um prato bastante comum nos cardápios de entrega de restaurantes por aqui.. meio que como um coringa… não está afins nem de pizza e nem de macarrão? peça um Gratin!

Pois bem.. a família aprovou o prato e eu tratei de inventar uma versão minha.

IMG_2929Da primeira vez que eu fiz, eu caí na besteira de achar que poderia colocar os legumes crús no forno, já com todos os ingredientes.. mas o queijo gratinou logo e as batatas não ficaram cozidas o suficiente.. então, eu cheguei a conclusão que não dá pra ser tão fácil assim, por mais fácil que seja! E decidi que preciso cozinhas, ao menos as batatas e os brócolis, antes de colocar a mistura no forno.

Outra coisa que fiz diferente desta vez, foi que incluí queijo Feta na mistura. E garanti a aprovação do marido 😉 (segundo ele qualquer coisa que leva queijo feta fica gostosa). E afinal, você pode mesmo colocar o que bem entender neste prato.. desde que você goste, e que você cozinhe antes se o ingrediente precisar de mais tempo pra IMG_2930cozinhar 😉

E aí vai a receita:

Batatas Gratinadas

Ingredientes

4 batatas médias

4 “árvores” de Brócolis

4 cogumelos cortados

2 colheres de sopa de bacon picado

1/2 xícara de queijo Feta em IMG_2931pedaços

1 copo de Creme Fraiche

1 e 1/2 xícara de mussarela ralada

salsinha, sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

IMG_2932Cozinhe as batatas e o brócolis (de preferência no vapor) até ficarem al dente. Retire o excesso de água, e coloque em um pirex, cortados em pedaços pequenos, junto com os cogumelos, o bacon e o queijo Feta. Tempere, despeje o Creme Fraiche e misture bem até que todos os pedaços dos legumes estejam cobertos. Cubra tudo com o queijo mussarela. Leve ao forno 180° por 10 minutos, e use a função gratinar por mais 5 a 10 minutos (até que o queijo esteja gratinado). Sirva ainda quente.

IMG_2934

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s