Minha cozinha organizada (e sem desperdício)

Dia de supermercado, feira, entrega da Grüne Kiste, aqui em casa, são todos dias de organização.

É recente a minha maneira de organizar as coisas na cozinha, é verdade… Fui morar sozinha pela primeira vez em 2005, quando tinha 24 anos. Antes disso eu morava com a minha mãe e meu irmão, e embora eu ajudasse tanto nas despesas como no cuidado da casa, eu nunca me preocupei com quantidades e desperdício de comida. E na verdade, esta preocupação também não veio logo que saí da casa da minha mãe.

Por muito tempo, morando sozinha, eu comia na rua de dia, e tomava lanche a noite… como a maioria das geladeiras de solteiro, a minha tinha: manteiga, leite, açucar e frios – e quem sabe uma pizza congelada no congelador.IMG_2869

Em 2007 fui pra Dinamarca me juntar com o meu – na época – namorado (que hoje é marido) e a nossa realidade começou a mudar um pouco… mas ter um mercado em frente ao prédio não me obrigava a pensar muito nestas coisas.. eu ia ao mercado várias vezes por semana e comprava fresco o que ia preparar no dia.

Eu acho que foi mesmo depois que o pequeno nasceu (2012), que eu comecei a considerar que precisava pensar melhor em como organizar a minha cozinha pra não jogar comida fora… e neste período de uns 3 anos, entre o nosso retorno ao Brasil e o nascimento dele, muita coisa estragou na geladeira..

Se eu disser que hoje nada vai pro lixo, vou estar mentindo… mas só vai o que realmente não tem salvação e o que eu não consegui evitar.. as laranjas ainda são o meu maior problema.. mas eu acho que a questão mesmo é que 1. elas já chegam aqui na Alemanha (nesta época do ano) com os dias contados e 2. a minha geladeira é pequena demais e eu acabo tendo que deixá-las de fora..

Desde o plano real, quando nós paramos de fazer compras de mês (e eu ainda era uma criança), eu parei de pensar nIMG_2413a utilidade do freezer. Sempre tive, ou um congelador, ou um freezer muito pequeno e, de alguma forma, acreditava que ele servia mesmo era pra colocar as pizzas congeladas, as batatas fritas mccain e aquela sopa que sobrou, fiquei com pena de jogar no lixo e acabei jogando no lixo 1 ano depois… sabe como é?

Foi mesmo quando o pequeno começou a comer, que eu voltei a pensar na utilidade do freezer, e também nas formas de manter nossos alimentos frescos por mais tempo na geladeira. As papinhas eram feitas no final de semana e congeladas para o resto da semana, as frutas nunca eram utilizadas inteiras e acabavam sendo guardadas em pedaços na geladeira… e eu comecei a pensar mais em preparar os IMG_2501alimentos frescos e utilizar menos os industrializados.

Foi aí que eu comecei a pensar melhor em como armazenar estes alimentos. Ainda estou longe da perfeição, mas hoje tenho a consciência bem mais tranquila.

Hoje eu fui ao supermercado e é lá que eu compro as carnes que comemos durante a semana. Eu já pensei muito em fazer um cardápio para a semana mas eu tenho muita dificuldade em seguir com o planejamento… então eu prefiro separar as carnes em porções menores (do tamanho da nossa família) quando chegamos em casa, e congelar. Desta forma eu posso decidir no dia o que eu estou com vontade de fazer e o que vai agradar o paladar de todos.

Os peixes e frutos do mar eu compro já congelados, de preferência aqueles que são congelados individualmente ou em porções pequenas. Mas os frangos e as carnes eu compro frescos, chegando em casa separo, coloco em um saquinho zip loc com data e nome, e congelo. Dificilmente eles ficam no freezer por mais do que 1 mês. Já que eu estou sempre usando o que congelei.

Amanhã chegam as frutas, legumes e verduras. O que mais me incomoda são os ramos ENORMES de verduras… Se eu pudesse, compraria alface, agrião, couve, etc por gramas! Os ramos são muito grandes e eu nunca consigo preparar tudo na sequência pra não estragar… então o que eu faço é o seguinte:

verduras cruas: Ex.: Alface, agrião, rúcola

Lavo tudo, tiro o excesso de água, e armazeno em um pote de plástico. Dura cerca de 2 semanas.

Verduras cozidas: Ex: Couve

Dou um choque térmico nelas. Jogo água fervente, seco e congelo em porções menores.Na hora de preparar, ela pode ser cozida imediatamente. Não precisa descongelar.

Fiz isso com um ramo de Grünkohl que recebi na Grüne Kiste. Ela tem o mesmo sabor da nossa couve manteiga. Agora sempre que tem feijão preto, tem couve também 😀

Os legumes e as frutas tem macetes específicos, eu normalmente sigo tabelas como esta: E o que mais “pega” aqui, são aquelas coisinhas que a gente abre uma lata ou um pacote e acaba não usando tudo. Pra estas coisas eu adoro os meus potes de vidro pequenos. Aquela metade cebola que você nao usou, até pode ser IMG_2462armazenada, desde que ela seja colocada em um vidro muito bem fechado! a cebola “atrai” todas as bactérias do ambiente. Deixar uma cebola aberta na geladeira e usar no dia seguinte é um veneno! O pacote de bacon que não foi todo utilizado, aquele limão que eu usei só uma metade, a lata de atum que não foi inteira na receita, tudo isso volta pra geladeira dentro de um vidrinho bem fechado. Mas tem que ser utilizado na mesma semana!

Eu também tento sempre aproveitar as cascas de camarão pra fazer caldo de camarão, os talos dos legumes para fazer caldo de legumes e os ossos do frango que desossei para fazer caldo de frango.

Outra coisa que comecei a congelar recentemente foi pão. Aqui na Alemanha a gente não costuma comprar pão fresco na padaria todos os dias. As vezes eu faço pão em casa, mas nem sempre. Comprávamos sempre 2 pães de forma frescos no supermercado, mas quando chegava no final do segundo, metade acabava indo pro lixo por que já estava mofando… então agora eu chego em casa com o pão fresquinho, e já coloco no freezer. Só tiro na noite anterior. Pronto, nada de pão mofado!

E vamos nós 🙂 Ainda vai mais coisa fora do que eu gostaria.. mas um dia chego lá 😉

Anúncios

Um comentário sobre “Minha cozinha organizada (e sem desperdício)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s