Muffins de Blueberry/Mirtilo

Eu sei, eu sei.. andei sumida por um tempão.. e foi por vários motivos…

Primeiro por que comecei a ler um livro que tinha ainda 2 sequências e depois descobri que ainda tinha outros livros relacionados, me deu a loca e eu devorei todos eles sem parar 🙂 e sem fazer nada além do que era extremamente necessário… o blog acabou ficando em segundo plano… depois minha mãe chegou e ficou aqui conosco por 2 semanas (eu ainda estava na louca do livro) e aí eu tentei dar atenção pra véia, enquanto ainda devorava o restante dos livros… 😀

IMG_2835[1]Eu fiquei sem escrever no blog mas não fiquei sem cozinhar, é claro. E continuei documentando os meus experimentos com intenção de trazer as receitas pra vocês.

Então nas próximas semanas teremos vários posts de coisas gostosas… cup cakes, panquecas, waffles, muffins… etc 😀
Minha última aventura na cozinha (ontem) foram os muffins de Blueberry.

Quando minha mãe estava de visita, a escola do pequeno fez uma festinha de carnaval e eu tinha que levar alguma coisa pro buffet. Queria muito fazer cupcakes, mas eu não tinha a forma própria pra isso… Encontrei então na internet, um post em um blog, ensinando a image1(1)improvisar uma forma de cupcakes com papelão. Eu já tinha vislumbrado comprar uma forma de cupcakes/muffins, mas achei cara e achei que não usaria tanto assim… e aí, nesta ocasião, tive que andar um pouco pra achar forminhas, e eu e minha mãe improvisamos com o papelão.. Deu certo, mas deu muito trabalho… Então decidi finalmente comprar a bendita forma!IMG_2837[1]

Comprei a forma e a inspiração de fazer algo legal com ela não vinha.. e aí ontem, sexta-feira, dia de encontro de brasileirinhos, finalmente me inspirei 😀

Durante a semana passada eu vi no Facebook um post com uma receita de um bolo muffin de Blueberries.. Gostei da receita, eu costumo ter blueberries em casa (por que coloco no suco do pequeno pela manhã) e fiquei com vontade de fazer, mas queria usar a minha forma nova!! fiquei insegura de fazer pela primeira vez uma receita que não era necessariamente para os bolinhos… e saí pelo Pinterest procurando uma receita gostosa de muffin de Blueberry.

IMG_2839[1]Eu confesso que não curto muito as receitas de doces que costumo encontrar no Pinterest. Principalmente por que a maioria é de blogs americanos e os ingredientes e as medidas costumam ser muito diferentes do que estou acostumada… por isso, normalmente, eu preciso olhar várias receitas até encontrar uma que eu goste e faça sentido pra mim. Normalmente encontro.

A receita escolhida desta vez foi esta. A única coisa que eu adptei da receita foi que ela pede especificamente açúcar branco.. mas eu usei o meu bom e velho demerara mesmo e deu super certo 🙂

A quantidade deu apenas para 10 muffins. Mas foi a conta certa. 7 foram comidos no nosso lanchinho coletivo no encontro e 3 voltaram para casa e foram comidos na hora do café hoje.

A receita é muito simples e eu não usei nem batedeira… Com certeza, vou usar bastante a minha forma nova daqui pra frente.

Muffin de Blueberry

Ingredientes

para a massa:

1 1/2 xícara de farinha de trigo /ou espelta

3/4 xícara de açucar

1/2 colher de chá de sal

2 colheres de chá de fermento químico em pó

1/3 de xícara de óleo

1 ovo

1 xícara de blueberries frescas (você também pode usar qualquer outra frutinha silvestre e também pode usar as congeladas)

Para a farofa:

1/2 xícara de açucar

1/3 xícara de farinha de trigo /ou espelta

1/4 xícara de manteiga (em cubinhos)

1 1/2 colher de chá de canela

Modo de PreparoIMG_2841[1]

Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte a forma de cupcakes ou coloque as forminhas nos seus lugares. Em uma tigela misture (dos ingredientes da massa) a farinha, o açúcar e o fermento. Em uma xícara coloque o óleo, o ovo, e complete com leite. Acrescente esta mistura aos ingredientes secos. Misture bem de forma a não deixar bolinhas de farinha. Por último, acrescente as blueberries delicadamente com uma espátula à massa. Preencha as forminhas usando uma colher.

Para fazer a farofa, em uma tigela pequena coloque todos os ingredientes e misture com uma garfo até formar a farofa. Com uma colher, coloque a farofa por cima da massa em cada forminha.

Asse a 200°C por 20 minutos, aproximadamente.

*Dica: Ontem, enquanto conversava com as amigas no encontro, descbri que para muitas pessoas as receitas que usam a medida de “xícara” ou “copo americano” são um problema pois elas nunca sabem exatamente qual xícara ou copo usar.. bom.. Um copo americano é um copo de 200 ml. Uma xícara é uma xícara de chá, e não uma caneca, ou uma xícara pequena de café. Mas o mais importante é que você use uma mesma xícara como referência para todos os ingredientes. Ou você deve utilizar um medidor e considerar 200 ml como medida, ou se usar uma xícara, use a mesma para todos os ingredientes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s