Bolo de Aniversário e a minha primeira experiência em Confeitaria

Todas as amiguinhas brasileiras do meu filho, que moram aqui em Hamburgo, fazem aniversário em Janeiro… Este mês a gente teve um aniversário por final de semana!

Há 2 festinhas atrás, enquanto conversava com um amiga na festinha de aniversário de uma das amiguinhas do pequeno, minha amiga comentou que ainda não tinha decidido como fazer o bolo da festinha da filha dela, mas disse que tinha certeza que queria fazer um urso.. pois o tema da festa seria “animais”. Eu comentei que gostava muito de fazer bolos e que se ela quisesse fazer um sabor que lembrasse o Brasil, ela poderia fazer um bolo de Maracujá e recheá-lo com brigadeiro. Ao que ela me disse que não fazia a menor idéia de como fazer um bolo de maracujá.. eu disse: “É só fazer uma receita de bolo de laranja mas substituir o suco de laranja por suco de maracujá!”… depois de rir um pouco ela disse que eu falava como se fosse a coisa mais simples do mundo… foi aí que eu me ofereci pra ajudá-la com o bolo! que responsabilidade!!! imagina se não ficasse legal ou gostoso? Bom.. minha última semana se resumiu a sonhar com este bolo! e não me leve a mal… não foi fardo nenhum.. pelo contrário! eu não via a hora de colocar a mão na massa!!

Hoje eu vou contar pra vocês como foi o processo de criação e como colocamos o que planejamos em prática! A única IMG_2510coisa de que me arrependo é de não ter tido tempo pra finalizar a decoração do bolo com ela… Mas ela fez um trabalho excelente 😉

Na semana passada eu comecei a buscar uma receita legal de pão de ló de laranja. O pão de ló é a melhor opção de receita de bolo pra fazer um bolo de aniversário recheado. Eu aprendi isso com a minha mãe.. que em todos os meus aniversários fazia um pão de ló de laranja pra fazer um bolo de morango pra mim, que ela adaptava de uma receita de pavê!

Então busquei no tudogostoso.com.br. Achei muitas opções de receita, e a que mais gostei foi essa. Eu gostei dessa receita por ela IMG_2502ser simples e pela foto me mostrar que o objetivo da pessoa que postou a receita era o mesmo que o meu (fazer um bolo de aniversário!). Claro que eu não poderia correr o risco de a receita não dar certo! então tratei de fazer o bolo em casa durante a semana.. dessa forma também já testei a minha forma (pra ver se a quantidade da massa batia com o tamanho da forma e o bolo ficava com uma espessura boa), testei a receita pra ver se a massa ficava gostosa e se a textura da massa possibilitava cortar o bolo pra rechear e ainda cortar pra montar o urso!, e também pra ver se realmente o sabor da massa com suco de maracujá combinava com o recheio de brigadeiro 🙂 As adaptações que fiz à receita foram:

1) trocar o suco de laranja por suco de maracujá (eu usei um suco industrializado que compro aqui e que tem bem pouco açúcar);

2) coloquei a metade do açúcar que a receita sugeria;

3) meu forno precisou de muito menos tempo do que dizia na receita (25 minutos), por isso, quando faço um bolo pela primeira vez, sempre olho de 5 em 5 minutos!! se não, queima, com certeza!

O teste me permitiu perceber que o recheio de brigadeiro ficou muito doce e apagou o sabor do maracujá, então nós image[1]decidimos por fazer duas mudanças: Recheamos o bolo com um creme de brigadeiro (a mesma receita mas com um pouco de creme de leite) e encharcamos o bolo com suco de maracujá, tanto pra ele ficar mais molhadinho, como para ficar com um sabor mais forte de maracujá.

Além de procurar a receita, também fui buscar no Pinterest um modelo de bolo de urso. A minha amiga comentou que tinha feito um bolo assim em um curso que ela fez, mas que não sabia onde estava o modelo. Mas eu sabia que a internet não nos deixaria na mão! O primeiro modelo que encontrei e o escolhido por ela foi este. Outra coisa que precisei testar era se a minha forma permitiria fazer os cortes que o blog sugeria para a montagem do urso. O que eu fiz? peguei um pedaço de papel do tamanho da forma (coincidentemente a minha forma é do tamanho exato de uma folha A4) e recortei me baseando nas fotos do site. O resultado você vê na foto alí em cima. Desta forma eu também consegui prever o tamanho final que o bolo teria, e então pudemos definir o tamanho da tábua onde colocaríamos o bolo pronto.

imagePara adiantar o serviço (afinal nós duas temos filhos pequenos), eu fiz os bolos (precisamos de 2 para montar o urso) durante o dia na sexta feira e levei pra casa dela no sábado de manhã, quando nós fizemos o recheio e a cobertura e montamos o bolo (o aniversário foi no domingo).

Para que o bolo não ressecasse muito nestes dias anteriores à festa, nós o deixamos durante a noite no porão, onde não tem aquecimento. Nós consideramos deixar do lado de fora de casa, mas a noite fez tanto frio que o bolo teria congelado.

E aí, no sábado, fui até a casa da minha amiga para colocarmos todo o planejamento em prática! Com uma faca de pão (de serra e bem comprida) cortei o bolo ao meio para rechear. Antes de rechear, usei um borrifador (que até então só tinha usado com image(1)água) com o suco de maracujá para encharcar o bolo com o suco. Usei aproximadamente 300 ml de suco para encharcar o bolo todo. Para o recheio, nós usamos o equivalente a 2 latas de leite condensado de brigadeiro, mais aproximadamente 3 colheres de sopa de creme fraiche. Deixei para acrescentar o creme fraiche depois que o brigadeiro estivesse pronto e um pouco mais frio. Nós fizemos o brigadeiro com o Kakao que encontramos aqui, que é uma versão IMG_1456ainda mais amarga do “chocolate do padre”. Como o leite condensado já é bem doce, o brigadeiro fica doce na medida certa pro paladar alemão.

Então, recheamos os dois bolos depois de encharcar bem as duas partes de cada bolo com bastante suco de maracujá. E só depois cortamos as partes do bolo para montar o urso. De acordo com o que eu já tinha feito com o papel, eu usei a mesma faca de pão para cortar o bolo, e como ele já estava recheado, eu image4limpei a faca para cada vez que ia cortar o bolo novamente. Também usei bastante papel manteiga para separar os bolos e as partes já encharcadas, para evitar de grudar em outras superfícies.

A minha amiga arrumou uma tábua de madeira do tamanho ideal para o urso, e forrou a mesma duas vezes. Primeiro com papel filme e depois com papel contact. Essa superfície ficou ideal para limpar onde espirrou recheio e caiu farelos e para cortar o bolo quando for o momento.image6

Aí então nós usamos as partes para montar o urso. Como você pode ver no blog de onde tiramos a ideia do urso, o bolo original não foi recheado (o que image[2]facilitaria bastante o processo mas não ficaria tão delicioso) e a parte da barriga, do focinho e dos pés do urso fica o dobro da altura e depois de ler um comentário que dizia que o urso ficou parecendo que estava grávido (rs), nós decidimos usar somente uma camada do bolo pra estas partes.

Depois de colocar todas as partes em seus devidos lugares, foi a hora de arredondar orelhas, mãos e pés para que o acabamento ficasse melhor.

Nós fizemos o mesmo brigadeiro com creme fraiche para fazer a cobertura, mas desta fez fizemos 3 image5latas de leite condensado. Minha idéia era que sobrasse creme de forma que não precisássemos fazer mais e corrermos o risco de termos um urso de duas cores (afinal a probabilidade da segunda panela de brigadeiro ficar em um tom diferente de marrom é muito grande!). No final o creme não foi suficiente, apesar de não ter sido necessário fazer mais brigadeiro (nós deixamos a lateral do urso plana ao invés de continuar o acabamento com o saco de confeiteiro). Por isso, se você for tentar em casa, faça 4 panelas de brigadeiro para garantir 😉

image3Antes de finalizar com o saco de confeiteiro eu usei o creme para unir as partes do urso e também para nivelar a altura dele. Só depois finalizamos com o saco de confeiteiro e os confeitos. O resultado você vê nas fotos. 🙂

O sabor eu garanto que arrasou 🙂 o visual você pode avaliar por você mesmo. Realmente, ele não ficou nem parecido com o urso do blog original, afinal, nós usamos materiais totalmente diferentes! além de termos recheado o bolo… Mas eu (e a minha amiga também) fiquei muito satisfeita com o resultado.

(E fiquei morrendo de medo de aparecer naqueles posts de Expectativa x Realidade do Pinterest como este aqui LOL)

IMG_2591

RECEITAS

Pão de Ló de Maracujá

Ingredientes

4 ovos

1 copo (250 ml) de açúcar

2 copos (250 ml) de farinha de trigo

1 copo (250 ml) de suco de maracujá

1 colher de sopa de fermento químico

Modo de Preparo

Separe as gemas e as claras dos ovos. Bata as claras em neve. Em uma vasilha separada, misture bem as gemas e o açúcar até obter um creme. Acrescente um pouco do suco de maracujá e jogue esta mistura aos poucos nas claras em neve batendo ao mesmo tempo. Acrescente o restante do suco de maracujá. Acrescente a farinha aos poucos, se possível passando por uma peneira, com a batedeira ligada na menor velocidade. Por último, acrescente o fermento, apenas misturando, sem bater demais. Despeje a massa em uma forma retangular média untada com manteiga e farinha. Asse em forno pré aquecido (180°C) por 25 a 30 minutos (depende do forno).

Creme de Brigadeiro

Ingredientes (Multiplique os ingredientes proporcionalmente para uma maior quantidade de creme)

1 lata de leite condensado

2 colheres de cacau em pó

1 colher de manteiga

3 colheres de creme fraiche/de leite

Modo de Preparo

Em uma panela média aqueça o leite condensado, o cacau e a manteiga mexendo sempre com uma colher de pau e sem deixar que a mistura grude demais na panela. Ao levantar fervura, abaixe o fogo e continue mexendo até que o brigadeiro tenha consistência para enrolar (até desgrudar do fundo). Retire do fogo, espere esfriar um pouco, e acrescente o creme fraiche/de leite. Para rechear, use a mistura ainda morna. Para decorar, deixe o creme esfriar até que a consistência fique mais firme.

Anúncios

2 comentários sobre “Bolo de Aniversário e a minha primeira experiência em Confeitaria

  1. Pronto, mais de um ano depois do grande feito do bolo do urso a “amiga” se pronuncia, agradecendo mais uma vez pela valiosíssima ajuda e pela receita divina que encantou os convidados!!! Esse bolo é maravilhoso! E o contraste do gostinho de maracujá com o creme de brigadeiro é o maior responsável pelos “huuummmms!” 🙂
    O formato do bolo fez o maior sucesso na festinha, já que o tema era animais da floresta e até as crianças estavam fantasiadas.
    Um ano depois, no aniversário de agora em 2016, arrisquei a fazer o bolo sózinha, desta vez tendo outro tema, mas me inspirei nessa receita aqui, principalmente no creme. E de novo, um sucesso! Mais inspirações, amiga!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: Bolo fofíssimo de chocolate | Minha Cozinha na Alemanha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s