Fusilli à minha moda (com camarão e brócolis)

O ingrediente que eu mais gosto de preparar para o jantar é macarrão. Com molho vermelho, molho branco, sem molho, ao alho e óleo, “tipo” Yakissoba… Dá pra colocar tudo o que a gente pode imaginar e ainda servir em uma única panela. IMG_2405Eu adoro e os meninos também. O melhor de tudo é poder usar legumes e coisas gostosas e saudáveis junto com ele.

Quando pensei no título desse post fiquei confusa, por que o macarrão que eu ia apresentar pra vocês foi inventado no momento em que ele foi feito com os ingredientes que eu tinha na geladeira… então ele não tem um nome.. mas a minha moda também pode ser qualquer coisa, já que se eu tivesse outros ingredientes na geladeira, ele ainda teria sido à minha moda.. 🙂

O melhor do macarrão é isso: você pode servi-lo com qualquer coisa. Com carne, com frango, com peixe, com frutos do mar, com bacon, com legumes, só com molho…. E ainda pode incluir quase tudo o que tiver na geladeira.. brócolis, vagem, aspargos, cenoura, tomate, cogumelos, cebola, alho, gengibre, azeitonas, etc etc etc.. e finalizar com o molho que quiser.. Molho de tomate, creme de leite, molho branco, molho de queijo, ou até sem molho.

Eu sempre acabo fazendo macarrão para o jantar pelo menos umas 3 vezes na semana… a minha única ressalva é que o pequeno tenha comido macarrão na escola, aí eu prefiro que ele coma algo mais nutritivo a noite, de preferência com mais legumes, batatas, etc…

IMG_2403As vezes eu uso molho de tomate pronto, outras uso só um pouco de extrato de tomate e deixo aquele gostinho de tomate mas sem muito molho, outras uso creme de leite (nunca gostei do tradicional molho branco com leite, manteiga e maisena/farinha de trigo…), as vezes uso molho shoyu e dou uma engrossada com um pouco de água e maisena pra ficar “tipo Yakissoba”.. as vezes termino no forno com bastante queijo pra gratinar… as opções são infinitas e isso é o que eu mais gosto em fazer macarrão. Aliás aqui na Alemanha até o macarrão pode ser orgânico.. adoro!

A única grande diferença entre fazer o macarrão com um ou outro ingrediente, é o momento em que você coloca certo ingrediente na panela… por exemplo: frango e carne precisam ser um dos primeiros a serem fritos/cozidos pois levam mais tempo, já o camarão tem que ser o último, pois ele fica duro se ficar mais do que 5 minutos no calor.

Ontem eu tirei um pacotinho de camarão do freezer (camarão descongela super rápido e é uma ótima opção para aquele IMG_2404dia que eu esqueci de tirar algo do freezer a tempo de estar descongelado pra fazer – eu não gosto muito de usar o microondas pra descongelar), tinha tomatinhos cereja, brócolis, alho-poró e cogumelos na geladeira.. e aí vai a receita do que eu fiz:

Fusilli à minha moda (2 pessoas)

Ingredientes

250g/1\2 pacote de macarrão tipo fusilli/parafuso

1/2 ramo de Brócolis japonês picado, sem o talo*.

100g de camarões

5 cogumelos médios fatiados

7 tomates cerejas cortados na metade

4 dentes de alho fatiados

1/2 talo de alho poró fatiado

1 copo de Creme fraiche (ou creme de leite)

1/2 limão

sal e pimenta a gosto

queijo ralado

IMG_2417* Eu gosto do brócolis mais durinho, por isso, eu não cozinho antes, eu apenas dou um choque com água fervente nele por uns 5 minutos. Se você gosta do brócolis mais molinho, inicie o preparo do macarrão com ele já cozido.

Modo de Preparo

Tempere os camarões com 1/4 de limão e sal a gosto.

Cozinhe o macarrão conforme as instruções do pacote.

Enquanto a água ferve e o macarrão cozinha, inicie o preparo da “mistura”.

Em uma panela grande (de preferência tipo Wok), aqueça 2 colheres de azeite. Frite o alho, em seguida coloque o alho poró, frite por mais uns 3 minutos. Acrescente o brócolis, em seguida os cogumelos e então os tomates. Tempere a mistura com sal, pimenta e o restante do limão. Quando todos os ingredientes já estiverem macios, abaixe o fogo e acrescente então os camarões, logo em seguida acrescente o macarrão já cozido e escorrido, misture tudo muito bem, acrescente o creme fraiche, desligue o fogo e continue misturando até que o macarrão esteja todo coberto em creme fraiche. Tempere com queijo ralado e misture um pouco mais.

Sirva imediatamente.

IMG_2411

Deixe um comentário

