Creme de Abóbora com gengibre

Na semana passada recebemos uma abóbora Hokkaido na Grüne Kiste.

Sempre que vem algum legume bem grande ou um ramo inteiro de algum vegetal eu fico um pouco insegura se devo IMG_2419confirmar ou não… primeiro por que não sei se damos conta de consumir tudo antes de estragar alguma coisa… segundo por que nunca sei bem o que fazer com esses legumes que não preparo sempre…

Sempre que vem abóbora, eu acabo fazendo sopa… eu sei que poderia colocar também junto com os legumes que faço assados ou até fazer pão.. mas sempre acho que vou acabar abrindo a abóbora inteira e o restante vai acabar estragando…

Aí então eu acabei fazendo uma sopa de abóbora na terça feira. A sopa ficou super gostosa, mas já é a segunda vez que o pequeno acaba não jantando direito por que fiz sopa.. a única sopa que ele come super bem é a de feijão.. então não sei se vou fazer isso de novo… ou se vou ter que deixá-la mais insonsa mesmo e não colocar gengibre…

Fazer sopa creme é super fácil.. de legumes, de abóbora, de batata doce ou de cenoura… o processo é sempre o mesmo. Cozinhar o legume com caldo de alguma coisa e temperos e depois bater no liquidificador.

IMG_2421Desta vez eu usei um caldo de legumes que comprei no Alnatura e que achei super prático por que ele vem em um vidro grande e você usa a quantidade que quiser. (e eu sei que ainda estou devendo mostrar como faz o caldo em casa!)

E além de tudo isso eu morro de dó de jogar todas aquelas sementes fora.. então eu acabo tendo o trabalho de lavá-las e assá-las pra depois comer como petisco.

E aí vai o passo-a-passo de tudo:

Creme de abóbora com gengibre

Ingredientes

1 abóbora hokkaido média, descascada e sem sementes cortada em pedaços

3 dentes de alho fatiados

1 pedaço pequeno de gengibre fatiado

1 colher de sopa de caldo de legumes (ou 1 tablete)

1 litro e 1/2 de água (ou 1 litro e 1/2 de caldo de legumes caseiro)

meio copo de creme fraiche / creme de leite

1 colher de sopa de óleo vegetal/azeite

sal a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela grande frite o alho e o gengibre no óleo. cuidado para não queimar! em seguida acrescente a água, o caldo IMG_2374de legumes e a abóbora. Deixe cozinhar em fogo alto até levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por aproximadamente 20 minutos, ou até a abóbora estar bem molinha. Deixe esfriar um pouco e bata toda a mistura no liquidificador.

Coloque a mistura batida de volta na panela, aqueça novamente e acrescente o creme fraiche aos poucos*.

Sirva com torradinhas.

*Preciso confessar aqui que esta foi a primeira vez que eu coloquei creme fraiche na sopa. O resultado foi ótimo e eu faria isso sempre, mas, confesso que não sei exatamente por que, o creme acabou ficando com pequenas bolinhas na sopa (eu acho que por que a sopa estava quente demais quando eu coloquei o creme fraiche), e por isso eu acabei tendo que passar a sopa levemente na batedeira pra tirar este efeito. Se vocês tentarem a receita em casa, me contem o resultado, ok? 😀

Para as sementes

Lave-as bem e retire todo o excesso de abóbora com o auxílio de uma peneira.

Espalhe as sementes em uma assadeira grande com papel manteiga (se não tiver, melhor não untar, não use nada). Acrescente um pouco de sal por cima.

Asse em fogo alto (200°C) por 40 minutos, mexendo na metade do tempo.IMG_2423

A parte da semente de abóbora que é comestível é a parte de dentro da semente. Ela precisa ser descascada para ser consumida.

e Bom Apetite!!

Deixe um comentário

