Arroz e Feijão – Natural do Brasil

Hoje vou falar do que comemos no domingo… passou um pouco de tempo mas achei que o pão de batata doce ia deixar vocês com mais água na boca 😛

Agora, pra quem tá há muito tempo longe do Brasil, o post de hoje é que vai ser de dar água da boca.

No Brasil eu nunca fui de fazer arroz com feijão. No máximo fazia feijão pra fazer sopa, mas quando queria comer um bom feijão preto era só sair de casa num sábado e apreciar qualquer restaurante por quilo da cidade. Já aqui na Alemanha, mesmo que ainda seja possível achar um restaurante que sirva um feijoada, já não é tão fácil.

Aqui em casa a gente prefere o feijão preto. Mesmo quando o prato não é a tradicional feijoada, o feijão preto é o nosso preferido. Confesso que sinto falta de um bom paio ou de um linguicinha calabresa ou uma costelinha no meu feijão, mas ainda não fiz a receita completa por preguiça mesmo.

Como contei aqui, este final de semana minha cunhada veio nos visitar, e como ela já vive em Londres há quase 10 anos, resolvi fazer uma agradinho e preparar uma comidinha brazuca. Não que a gente precise de desculpa, por que normalmente aos finais de semana a gente come um arrozinho com feijão mesmo (e coincidência, ou não, é só neste dia que todo mundo aqui em casa tira um cochilo depois do almoço rs).

Então neste domingo eu resolvi fazer um franguinho “tipo” churrasco pra mostrar pra vocês. As vezes eu faço uma coxinha de frango no forno com cebola, outras vezes uso a air fryer, mas 100% das vezes a proteína que acompanha nosso arroz com feijão é frango. (ai que saudade de um bifinho de picanha…)

O arroz eu já contei pra vocês como faço. O feijão eu contei mais ou menos aqui, a única diferença entre a maneira de temperar o feijão para a sopa ou para acompanhar o arroz é que no segundo caso eu frito o bacon junto com a cebola e o alho, e que adiciono só 1 medida de água (igual a que coloquei de feijão congelado). O resto é igual.

Então hoje eu vou contar pra vocês como eu fiz o frango e a farofa.

Frango assado (para 3 pessoas)

IngredientesIMG_2395

7 asinhas de frango (ou coxa, ou sobrecoxa) *Essa receita deixa o peito de frango muito seco e eu não recomendo.

Alho, sal e tempero à gosto

Modo de Preparo

Tempere o frango à sua moda. Eu costumo usar só alho triturado, sal e limão, como esta semana eu não tinha limão, usei um tempero próprio para aves. Deixe o frango “curtir” no tempero por pelo menos 1 hora.

Utilize uma assadeira com grelha, acrescente um dedinho de água na assadeira e espalhe os pedaços de frango por cima da grelha, como em uma churrasqueira.

Pré-aqueça o forno a 200°C. Asse o frango por 45 minutos a 1 hora, virando as partes na metade do tempo. Se você gostar do seu frango molhadinho, eu sugiro acrescentar um pouquinho de manteiga em cima de cada parte no início do processo.

IMG_2397Farofa

Ingredientes

1 colher (sopa) de bacon picado

1 colher (sopa) de azeitonas picadas

1/4 de cebola picada

1 ovo

2 xícaras de farofa pronta Yoki* (ou farinha de mandioca torrada**)

se tiver cebolinha ou salsinha em casa, também pode acrescentar (por último)

Modo de Preparo

Em uma frigideira grande frite o bacon até que ele solte bastante gordura, acrescente a cebola e frite até que ela fique dourada, em seguida acrescente a azeitona. Reserve essa mistura na lateral da frigideira e frite um ovo (separado da mistura) mexendo a gema e a clara.

Acrescente a farofa e misture bem. Se decidir usar temperos verdes, acrescente-os no final do processo. Se usar farinha de mandioca, tempere com sal e pimenta a gosto.

*Eu compro tanto a farofa Yoki como a Farinha de Mandioca pela amazon.com.

**se usar a farinha de mandioca tempere com sal e pimenta a gosto

A nossa saladinha tinha alface, agrião, tomate, cenoura e beterraba raladas, cogumelos frescos e queijo feta.

IMG_2335

Deixe um comentário

