Estrogonofe de Frango

Hoje de manhã tirei do freezer um pacotinho de filézinhos de frango pensando em fazer um macarrão para o jantar. Eu sempre compro frango (sassami, peito, coxas ou asas) e logo que chego em casa separo em porções menores e congelo. Assim quando decido o que fazer já tenho a porção com a quantidade exata, e não corro o risco de deixar nada estragaIMG_2279r na geladeira. Acontece que o marido avisou que tinha uma reunião e ia chegar mais tarde, o que significa que eu teria que fazer o jantar com o pequeno junto, e ele ainda não brinca sozinho por mais do que uns 5 minutos… Por isso acabei decidindo fazer o prato preferido deles, que na verdade eu faço mesmo quando eu estou sem imaginação, sem legumes na geladeira, com preguiça ou com pressa: estrogonofe 🙂

Estrogonofe é um prato que faço em 25 minutos contados no relógio. Ainda mais agora que faço a batata frita na Air Fryer… e faço de olhos fechados… de tantas vezes que já fiz na vida… rs

A minha parte preferida de fazer estrogonofe aqui na Alemanha é a oferta abundante de cogumelos frescos. Eu nunca fui fan dos champinhons em conserva que é o que normalmente usamos no Brasil, mas era o que tinha e eu acabava até usando bastante (tanto pro estrogonofe quanto pra outras receitas) mas aqui na Alemanha SEMPRE tenho champinhons IMG_2278frescos na geladeira. Primeiro por que ele até dura bastante tempo, segundo por que é simplesmente uma delícia…

Essa foi a primeira adaptação do meu Estrogonofe aqui na Alemanha. A segunda foi o arroz… Eu acho que faço arroz desde que tinha uns 7 anos… aprendi a refogar o arroz, depois me ensinaram a ferver a água primeiro, mas sempre deixei a água secar como boa brazuca que sou (e odeio arroz parabolizado!). Quando morei na Noruega e os vi fazendo arroz como fazemos macarrão (escorrendo a água depois de contado o tempo do cozimento) eu achei graça e fiz piada do método por muitos anos. Na IMG_2281Dinamarca nosso fogão também era a gás então nunca questionei o meu bom e velho método de secar a água, até bem recentemente… Aqui nós temos um fogão elétrico, super modernoso, e desde que comecei a fazer arroz aqui, seja o tipo que for (jasmim, basmati, etc) ele sempre empapa… se tento ajustar a quantidade de água, fica duro, coloco mais, empapa.. um horror.. e depois de inúmeras tentativas, mordi a língua e passei a fazer o arroz da forma que aprendi na Noruega… refogo a cebola e o alho, o arroz em seguida, coloco bastante água, conto 10 minutos após a água começar a ferver (sem baixar o fogo) e escorro o excesso de água.. voi lá, arroz no ponto! E agora que achei o jeito só compro o Basmati, que é uma delícia!

IMG_2282A batata frita eu já não frito há muuuuitos anos… acho que desde a minha estadia na Noruega também (lá se vão 15 anos!). Antes da Air Fryer eu fazia a batata congelada no forno com o back papier/cookie sheet (taí uma coisa que nunca vi no Brasil e que é uma benção! é um papel manteiga que você usa na forma pra fazer biscoitos sem precisar untar a forma – eu uso até pra fazer pão!) depois de uns 20 minutos a 200 graus ela fica bem gostosa. Não é a mesma coisa que a frita… mas quebra o galho.. Já a Air Fryer consegue deixa-la com gostinho de batata frita no óleo, só que sem óleo em 8 minutos!

E o estrogonofe, além da adaptação do champinhom tem a questão do creme de leite… Aqui não vende creme de leitIMG_2283e da mesma forma que no Brasil. Na verdade existe uma variedade tão grande de opções que eu já errei algumas vezes na escolha… no início eu usava o sahne 21% mas uma vez comprei outra marca e o creme era muito mais ralo.. ficou horrível.. aí passei a comprar o Créme Fraiche (como já fazia na Dinamarca) e foi a melhor coisa que fiz. Ele é bem grossinho como o nosso creme de leite só que sem o soro e como ele é fresco, ele não coalha.Pode ferver a vontade, fica perfeito!

Eu refogo um pouco de cebola e alho, frito o frango picado em seguida e acrescento os cogumelos picados. Depois de tudo frito coloco catchup e o creme de leite. A quantidade de Catchup eu vou adaptando até conseguir a cor que eu quero no molho.

Mais duas dicas que aprendi e que são ótimas:

Eu uso o espremedor de alho e espremo o alho sem descascar. Coloco o dente de alho inteiro e espremo. Sai só o alho espremido, fica só a casca dentro. Dica do Jamie Oliver 🙂

Quando frito a cebola no refogado, sempre coloco um pouco de sal antes de fritar, o sal impede a cebola de queimar e ficar preta/marrom logo. Dica da Nigella 🙂

IMG_2284Receita (quantidades para 2 pessoas)

Para o Estrogonofe:

Ingredientes

6 filezinhos tipo Sassami de frango (ou 1 filé de peito) picados

meia cebola picada

2 dentes de alho picados/espremidos

1 lata de creme de leite/creme fraiche

6 cogumelos tipo paris fatiados

1 colher de sopa de óleo vegetal

Catchup a gosto

Sal a gosto

Modo de fazer

Aqueça o óleo, acrescente a cebola, o alho e um pouco de sal. Deixe fritar até que a cebola esteja transparente. Acrescente o frango picado (temperado com um pouco de sal), deixe fritar até estar levemente dourado mexendo sempre. Acrescente então os cogumelos e quando já estiverem amolecidos, acrescente um pouco de Catchup. Abaixe o fogo, acrescente o creme de leite (se estiver usando creme de leite em lata/caixinha, deixe o fogo bem baixo e não deixe ferver) e vá acrescentando catchup até chegar na cor desejada, mexendo sempre.

Para o arroz (aqui eu explico como faço o arroz no fogão elétrico para que ele não fique empapado):

Ingredientes

Meia xícara de arroz branco, basmati ou jasmim

1 quarto de cebola picada

1 dente de alho picado

1/2 litro de água

1/2 colher de óleo vegetal ou azeite

sal a gosto

Modo de fazer

Aqueça o óleo em uma panela pequena, acrescente a cebola e o alho com um pouco de sal e frite até estarem “transparentes”. Acrescente a água e quando a água ferver acrescente o arroz e mais um pouco de sal. Deixe o arroz cozinhar por 10 minutos em fogo alto e então escorra a água do arroz utilizando uma peneira ou escorredor de macarrão fino.

