Consumismos e a Árvore de Natal

Umas das coisas que mais me surpreendeu positivamente aqui na Alemanha foi a abundância de opções de produtos orgânicos. Você encontra, em um supermercado comum, opções de orgânicos para TODOS os produtos… Macarrão, café, frutas e legumes, ovos, leite, manteiga… TUDO! Existem até os mercados especiais com produtos naturais e orgânicos e o eventual mercado livre de embalagens como você já deve ter lido na internet (apesar de este só ter em Berlim, por enquanto). A Gruene Kiste, sobre a qual já comentei aqui, é uma opção para quem quer produtos além de orgânicos, que sejam produzidos localmente, e desta forma incentivar os pequenos produtores locais. Tudo isso é parte de uma onda sustentável, que ao meu ver tem tudo a ver com o momento da Alemanha.

Você também já deve ter lido sobre o florescer do pós-consumismo na Alemanha, neste artigo que está rodando a internet há alguns meses. Ele é totalmente real e eu vejo isso todos os dias. Flohmarkts (“mercados de pulgas”) onde se vende tudo o que não se usa mais, móveis e eletrodomésticos deixados na calçada com um bilhete escrito “zu verschenken” (doação), grupos e mais grupos no facebook e na internet trocando, vendendo ou doando coisas que não se usam mais. Tudo isso, na minha opinião, vai de encontro com o que falei acima sobre esta onda de sustentabilidade.

Além de tudo isso, separar o lixo aqui é algo tão corriqueiro que nem se percebe… no Brasil, em cada cidade a coleta seletiva funciona de um jeito diferente.. é uma bagunça.. por muito tempo enquanto eu morava em São Bernardo do Campo eu precisei andar até a lixeira de coleta seletiva com o meu lixo limpo, enquanto que em Santos o caminhão da seleta coletiva passava semanalmente desde que eu me entendo por gente. Aqui, o nosso prédio tem a lixeira do lixo comum e a lixeira de embalagens (e eu já vi outros prédios com lixeiras específicas para lixo orgânico/biológico), mas papel e vidro são descartados em bunkers que estão localizados principalmente perto de parques e estações de metrô. Claro que ainda tem muita gente que joga papel no lixo comum, não separa o lixo, ou simplesmente deixa garrafas de vidro no parque há 100 metros do bunker destinado a isso… mas a maioria das pessoas leva a sua sacolinha com o lixo já limpo e separado até o local destinado para isso.

Os supermercados também não dão sacolinhas plásticas. As pessoas levam as suas próprias sacolas ou compram sacolas mais resistentes no próprio caixa.

Eu acho isso o máximo! É o futuro, são as pessoas se preocupando com o mundo que estão deixando para os seus filhosIMG_2269!

Aí chega o Natal, as pessoas compram seus pinheiros naturais com uma base de madeira pregada no tronco no dia 23 ou 24 de dezembro, e já no dia 5 de janeiro, a cidade está infestada de pinheiros jogados na base de uma árvore na calçada para serem coletadas. E não estou falando da eventual árvore… estou falando de mais de 30 árvores ao longo de uma única rua de uns 200 metros de comprimento…

E então eu me pergunto: Onde está a onda de sustentabilidade no Natal?

Tudo bem que estas árvores são plantadas pra este fim… tudo bem que a prefeitura coleta todas estas árvores e as incinera, etc e tal… Mas será que ninguém se questiona sobre a real necessidade de se cortar uma árvore para enfeitar a sua casa por 2 semanas e então simplesmente descartá-la? As pessoas não estão mais produzindo lixo como costumavam.. mas continuam jogando árvores fora como se elas fossem realmente descartáveis… Mesmo que elas sejam “biodegradáveis”, mesmo que não “poluam” a natureza como plásticos, vidros, etc… será que precisamos continuar fazendo isso?

Enfim… acho que é algo a se pensar..

IMG_2276Aqui em casa, nós temos uma árvore de plástico, pois no Brasil essa era a opção mais simples e fácil. Mas este ano, eu confesso que quis uma árvore de verdade… pra ter cheiro de natal em casa… e por isso compramos um pinheirinho em um vaso, com a intenção de mantê-lo vivo por mais alguns anos, replantá-lo em um vaso maior quando for o momento, e quem sabe finalmente plantá-lo no nosso jardim quando tivermos um. Será um desafio pra mim, pois eu não tenho um histórico muito positivo de plantas sobreviventes 😦 mas eu vou fazer o que estiver ao meu alcance! Hoje nosso pinheiro será “desmontado” e colocado na nossa varandinha pra tomar sol, chuva, vento e ar o ano todo até o próximo Natal.

Este vai ser o meu maior desafio de 2015! rs

