As receitas da internet e a minha Air-Fryer

Desde que fui morar com meu marido (na época namorido), a internet é a minha melhor amiga na cozinha. Eu tenho vários livros de receitas, mas a verdade é que eu sempre recorro a ela… A minha fonte preferida é o tudogostoso.com.br. Coloco um ingrediente na busca e encontro 57869403 receitas diferentes com aquele ingrediente.. em segundo lugar vem o Pinterest.. as fotos são o que mais me atraem na hora de buscar uma receita.. e confesso que no tudogostoso, pra eu sequer abrir a receita.. tem que ter foto! IMG_2270

E foi por causa da foto que eu descobri um jeito ótimo de assar os nossos legumes. Foi num post do Jamie Oliver que eu comecei a aperfeiçoar os meus “roasted veggies”. Eu já costumava jogar as batatas no forno com sal e azeite quando morava no Brasil, dei uma melhorada fazendo batata doce, mas ainda não tinha tentado com outros legumes. Depois deste post do Jamie Oliver, comecei a jogar cenoura, erva-doce, brócolis, vagem, beterraba, etc etc etc. O que tiver na geladeira, eu jogo lá. Já me atrevi até a colocar um queijinho feta e o resultado foi Su-Ces-So! Nestas minhas andanças pelo mundo das receitas na internet descobri mais um truque… Sempre que vejo as receitas americanas o pessoal fala de um Spray de óleo. Nunca ouvi falar e nunca vi no Brasil nem aqui, mas me soa como algo genial… imagina não precisar lambuzar as mãos para untar um forma? Eu não achei o tal spray mas eu usei a minha cabeça e resolvi usar o meu pincel de silicone (que até então só era usado para pincelar a gema de ovo na massa do pão) para lambuzar bem o azeite no fundo da forma. Até eu começar a fazer isso, os meus “roasts” ficavam bem legais mas os legumes ainda grudavam um pouco na forma e isso me incomodava (afinal a parte mais gostosa e crocante da batata ficou grudada e não foi comida!). Eu jogava o azeite nos legumes e misturava bem com as mãos como ensinado pelo Jamie, mas ainda assim eu ficava chateada quando grudava (mesmo mexeIMG_2274ndo bem a forma de tempos em tempos no forno)… e voi lá.. depois que comecei a pincelar a forma com o azeite, nada de legumes e cebolas e etc grudados no fundo da forma!

Até pra fazer panquecas e omeletes eu passei a usar o pincel e ele é muito mais eficiente do que só jogar o óleo/manteiga/azeite e mexer a frigideira!

Essa passou a ser a minha receita mais versátil. Sempre que tenho muitos legumes na geladeira e estou com preguiça de inventar demais… corto tudo, pincelo a forma com azeite (e passo mais um pouco de azeite nos legumes) um pouquinho de sal, as vezes alecrim, outras um pouco de shoyu (e aí nada de sal), ou um pouquinho de balsâmico… e depois de uns 20 minutos no forno a 250 graus já temos a base do jantar… um franguinho ou um peixinho pra acompanhar e pronto! Hoje eu fiz batata doce (a daqui é bem laranjinha, bem diferente da nossa batata doce brazuca), vagem, aspargos brancos e erva-doce, e só coloquei azeite e sal mesmo.IMG_2273

Hoje além dos legumes eu assei umas asinhas de frango na Air-Fryer. Nada melhor do que poder comer uma asinha crocante sabendo que você usou um nada de óleo e ainda fica pronta em menos de 15 minutos! A única coisa que não curto muito da Air Fryer é lavar… mas daí eu também não gosto de lavar louça nenhuma…

As asinhas eu temperei com uma mistura de shoyu, óleo de gergelim (bem pouquinho), gengibre ralado, alho, pimenta seca (tipo chilli) e açucar. Isso mesmo.. mais uma receita que achei no Pinterest.. originalmente foi o molho do camarão que fiz pro ano-novo, que segundo o blog de onde tirei é um Camarão Mongol (da Mongólia). Hoje eu só adaptei os mesmo ingredientes e fiz uma marinada pro frango. Fiz a marinada quando o pequeno chegou da escola (umas 15:00) e deixei o franguinho pegando gosto por umas 2 horas e meia. Na Air-Fryer, como fiz só 3 asinhas, ficou pronto em 15 minutos.

IMG_2275

Receita (para 2 pessoas)

Para os legumes

Ingredientes

1 batata doce média descascada e cortada em cubos

100g (ou em torno de 12) de vagem inteiras

4 aspargos brancos cortados

1 (o aspargo branco precisa ser descascado como uma cenoura. Em alguns lugares você pode comprar já descascado./2 bulbo de erva-doce picada

3 colheres de sopa de azeite

sal a gosto

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200°C

Pincele o fundo e laterais de uma assadeira média com 1 colher de azeite.

Em uma vasilha misture a batata, a vagem, os aspargos, a erva-doce o restante do azeite e o sal. Coloque tudo na assadeira de forma bem espalhada e coloque no forno por 25 minutos ou até que os legumes estejam dourados e macios, mexendo na metade do tempo.

Para o frango

Ingredientes

4 asinhas de frango

1 colher de sopa de óleo de gergelim (ou outro óleo vegetal ou azeite)

2 dentes de alho espremidos

1 colher de sobremesa de gengibre ralado

2 colheres de sopa de molho shoyu

2 colheres de sopa de açucar demerara ou mascavo.

pimenta vermelha seca a gosto

(cebolinha ou salsinha picadas para decorar)

Modo de preparo

Faça uma marinada para o frango com todos os ingredientes (de preferência dentro de um saco com zip loc) e deixe pegar o gosto por, no mínimo, 2 horas.

Na Air-fryer: Pre aquecer a air fryer a 180°C, assar por 10 minutos, virar e assar por mais 5 minutos a 200° (somente nos últimos 5 minutos).

No forno: pré aqueça o forno a 180°C. Coloque as asinhas em uma assadeira com grelha (as asinhas na grelha e assadeira por baixo) e deixe assar por 10 minutos. Vire as asinhas, molhe-as novamente com o restante da marinada e deixe assar por mais 15 minutos ou até que elas estejam bem escuras (o açucar carameliza e elas ficam beem douradas).

Acrescente a salsinha/cebolinha.

