Die grüne Kiste

Nos nossos últimos meses no Brasil eu tinha começado a fazer compras no Sonda em São Bernardo do Campo. Lá comecei a comprar muitas frutas e legumes orgânicos e estava muito feliz com a variedade de alimentos frescosIMG_2255 que estava conseguindo oferecer ao pequeno.

Nesta época eu ainda não estava cozinhando para a família toda.. Fazia os alimentos do pequeno separadamente mas com um sucesso razoável… (Depois de alguns meses de stress). Ele comia de tudo e muito bem, e pela manhã eu fazia um suco super completo com várias frutas.

Quando decidimos nos mudar para a Alemanha a minha maior preocupação era esta oferta de frutas e legumes em um país com um inverno tão rigoroso… Como encontrar laranjas e outras frutas frescas o ano inteiro??

Bom, para minha felicidade esta preocupação se mostrou sem fundamento muito rápido. Nós chegamos no meio do inverno rigoroso de Hamburgo (pegamos -12 graus na segunda semana) e eu já vi uma grande oferta de frutas e legumes no supermercado. Inclusive a possibilidade de expremer as laranjas na hora e levar o suco fresquinho pra casa. É claro que não é barato, mas ter alguma opção já me deixou muito aliviada.

Quando finalmente nos mudamos para nosso apartamento definitivo decidi buscar um destes serviços de entrega de produtos orgânicos que tem por aqui. Fiquei sabendo da existência deles através do livro “mineirinha na Alemanha” e uma simples buscar por “grüne kiste” no google já me trouxe resultado.

Nos primeiros meses nós não entendemos muito bem como funcionava a opção de alterar o pedido toda semana e acabamos recebendo muito produtos em quantidade maior do que precisávamos e alguns legumes que eu não conhecia ou não sabia como preparar ou simplesmente não gostava. Foi assim que conheci o Ruybarbo, o Malgold e fiquei com estoque giganstesco de batatas.IMG_2259

Quando finalmente achei o jeito de mudar o pedido ficou uma delícia. Toda semana recebo frutas, legumes, verduras, pão, leite, manteiga, ovos frescos, orgânicos e produzidos localmente (as vezes são importados) e consigo preparar os alimentos a semana toda e ficar tranquila de fazer uma compra prequena no supermercado (e carregar nas costas na bicicleta!!).

Nos meus primeiros meses aqui também fiquei sabendo (através da nossa agente imobiliária) que perto da nossa casa estava a maior feira ao ar livre de Hamburgo. O Isemarkt acontece às terças e sextas das 8 da manhã às 2 da tarde na Isestrasse bem embaixo do viaduto do metro entre as estações Eppendorfer Baum e Hoheluft Brücke. Aquilo é o paraíso… Chega a ser perigoso pro meu bolso… Mas virou até destino turístico quando recebemos visita. Não é nada barato, mas dá pra matar a vontade de um mamão bem docinho ou de uma manga bem suculenta em qualquer época do ano.IMG_2256

Agora no inverno continuo fazendo o suco do pequeno todos os dias pela manhã. A oferta de frutas não é tão rica mas eu ainda consigo a maior parte delas fresquinhas tanto pela Grüne Kiste quanto no supermercado. A única fruta que estou usando congelada são os morangos e nem precisaria por que eu compro amoras e mirtilos frescos (importados da Espanha e Chile e não orgânico – nem tudo é perfeito) no mercado.

